Espaço Ciencias da Vida

A proposta para este espaço tem um papel fundamental na formação da criança e no despertar da curiosidade científica. Visa, não só aproximar os visitantes do conhecimento científico, mas também os instruí para apreciar e proteger a natureza. Afinal a atitude nasce da compreensão de sua importância, não de um discurso.

Por esta razão, o objetivo da área Ciência da Vida é transcender os limites físicos da sala de aula e propor a exploração e o contato direto dos alunos com os aspectos naturais do nosso ambiente.

No circuito haverá instalações destinadas ao estudo sobre o processo de compostagem, manutenção de hortas e de mudas que são: Minhocário e Estufa de Mudas Nativas.  E ainda se propõe uma trilha educativa para compreensão da Evolução da vida no Planeta Terra quando os visitantes percorrem o “Jardim Evolutivo”.

Todas as atividades previstas para estes espaços têm o intuito de despertar ainda mais a curiosidade das crianças, auxiliá-las na ampliação de seus conhecimentos e, principalmente, na reflexão sobre a preservação ambiental.

Minhocário

Minhocário – O estudo de forma prática desperta o interesse, a curiosidade e a capacidade de elaborar hipóteses, tornando a aprendizagem prazerosa.

O espaço minhocário é a representação do habitat desses seres vivos que propicia a reflexão sobre os benefícios da reciclagem do lixo orgânico.

Os visitantes poderão apreciar as formas de utilização desse material para a produção de adubo utilizado na horta e na manutenção das mudas da estufa.

Estufa de Mudas Nativas

Estufa de Mudas Nativas – As plantas nos fornecem mais que oxigênio e beleza, elas permitem a existência de grande parte dos seres vivos, inclusive a nossa.

Neste local propicia-se o conhecimento sobre a vida e o desenvolvimento das plantas.  Enquanto manuseiam as plantas, os visitantes aprendem como os elementos água e terra são fundamentais para que elas cresçam saudáveis.

A estufa é um local que serve também como uma proposta de enriquecimento florestal para o parque sendo uma boa maneira de ensinar as crianças a protegerem o meio ambiente e estabelecerem a relação de respeito à natureza.

Horta

Hortas – O contato com plantas e pequenos animais ajuda crianças menores a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida, como sugere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Com esse objetivo, propomos um espaço onde os visitantes poderão observar, tocar e plantar hortaliças. A horta amplia o contato com o meio ambiente e ensina as crianças a cuidarem de seres vivos ali existentes.

Pretende-se ainda apresentar uma horta hidropônica e estabelecer um comparativo sobre os dois tipos de horta enfatizando a alimentação saudável, os cuidados com a saúde e a higiene.

Jardim Evolutivo

Jardim Evolutivo – Vivenciaremos um percurso onde os visitantes possam observar o ciclo de vida, falaremos dos predadores, do equilíbrio ambiental e também da evolução desde a época dos dinossauros. Com esta vivência permite-se a compreensão de alguns conceitos como a origem da vida no planeta Terra.

Neste jardim com diversas espécies de plantas, também traremos informações interessantes sobre a importância das flores para a vida dos insetos e a relevância dos insetos para o equilíbrio ambiental e para a vida humana.